top of page
I'm a description

Gênero e a Questão Agrária – Onilda Alves do Carmo (Unesp - Franca)

 

Ementa: O minicurso tem como objetivo fazer uma aproximação com a realidade das mulheres inseridas nas atividades do campo, seja nas atividades da agricultura familiar, seja nas atividades da agroindústria, em especial no corte da cana, buscando compreender como se dá, na sociabilidade atual, a reprodução das relações de gênero no cotidiano dessas mulheres e de suas famílias.

Características e desafios da produção e da comercialização em assentamentos rurais - Antonio Lázaro Sant´Ana (Unesp - Ilha Solteira)

 

Ementa: O minicurso apresenta como objetivo a crítica dos principais aspectos da modernização conservadora da agropecuária brasileira e da sua continuidade na forma do produtivismo do agronegócio atual. Abordará as características da produção e da comercialização nos assentamentos rurais e as estratégias de reprodução social das famílias. Discutirá também as políticas públicas dirigidas à agricultura familiar a partir da década de 1990, bem como os desafios e perspectivas da produção e da comercialização em assentamentos rurais no Brasil.

Minicursos

A Função Social da terra e o Direito - Antonio Sergio Escrivão Filho (Terra de Direitos)

 

Ementa: O curso vai analisar o princípio da função social da terra desde uma perspectiva interdisciplinar da sua história e inserção na realidade brasileira. Desse modo, seu trajeto se inicia com uma abordagem conceitual sobre o direito, com vistas a compreendê-lo enquanto práxis social. Neste ponto o curso encontra a análise da função social da terra inserida na questão agrária brasileira, apresentando um panorama sobre a evolução do instituto nas diferentes Constituições brasileiras, e a sua atual condição de (in)eficácia no cenário da luta pela terra e território de camponeses, indígenas e quilombolas no Brasil contemporâneo.

Questão Energética -  (MAB)

 

Ementa: Muito se discute em relação à matriz energética: qual é a melhor forma de geração de energia, quais alternativas são viáveis, quantas novas usinas serão construídas, onde construir mais usinas. Entretanto, nos esquecemos de uma questão primordial: a que e a quem servem a energia gerada? Essas e outras tantas questões importantes são comumente esquecidas e, dessa maneira, o minicurso buscará discutir e problematizar elementos como: precisamos de mais energia? Que tipo de energia? Energia pra quê? Energia pra quem?

O protagonismo da juventude rural - (MST )

 

Ementa: O minicurso objetiva expor e refletir acerca dos desafios que a juventude enfrenta no campo, o fenômeno da migração de jovens de assentamentos rurais para o meio urbano e de que maneira a falta de acesso ao trabalho e a ausência de políticas públicas efetivas e voltadas para a áreas como a educação interferem nas problemáticas no meio rural

bottom of page